CÁGADO CABEÇA DE COBRA

CÁGADO CABEÇA DE COBRA

Também conhecido como Chelidae, o cágado-pescoço-de-cobra faz parte de uma família de tartarugas de água doce, que é o lar de 40 espécies em 12 gêneros. Seus membros são distribuídos por países como: Austrália, América do Sul e Nova Guiné.

Tartarugas do gênero Chelidae são distinguidas pelo seu longo pescoço. É também a maior das tartarugas a ser encontrada em água doce da Austrália. Sua carapaça, ou casco superior, pode chegar a medir até 48 centímetros.

É normalmente encontrado em águas turvas, no fundo dos rios, córregos e poços, encontrando-se escondido entre os escombros ou entre raízes.
Pescoço

O cágado-pescoço-de-cobra prefere brejos, lagoas, marginais e rios e córregos mais calmos, mas também pode ser encontrado em cursos de água que flui rapidamente.

Nos lugares onde é encontrado, o cágado-pescoço-de-cobra é frequentemente visto se divertindo em troncos ou pedras que se encontram próximos a água.
Características do Cágado-Pescoço-de-Cobra

Os cágados-pescoço-de-cobra são extremamente diferentes em tamanho, forma e coloração. A maioria das espécies tem quatro garras nas patas traseiras e cinco garras sobre os membros da frente.

O pescoço é bastante alongado, em algumas espécies, o comprimento do pescoço pode ser superior à da carapaça. Enquanto a carapaça tende a ser escura, há poucas espécies que possuem a carapaça em cores como: vermelho, laranja, rosa e amarelo.

Essa espécie é altamente aquática, possui os pés palmados, o que facilita a capacidade que os cágados têm de permanecerem submersos por longos períodos de tempo. O palastrão é branco em grande parte, com tons rosados, em cágados mais jovens.

A mudança da cor clara para avermelhada em um adulto pode indicar uma irritação devido a má qualidade da água, se o problema não for resolvido e ele for removido para outro local, pode até mesmo morrer.
Cores

Várias espécies enterram-se na lama durante períodos de seca extrema. Como é uma espécie aquática que reside nos desertos da Austrália Ocidental, está bem adaptada à altas temperaturas e às condições de seca durante a maior parte do ano.

Esta espécie é resistente à perda de água por evaporação e aloja água na bexiga para sobreviver, até o retorno das chuvas.
Alimentação do Cágado-Pescoço-de-Cobra

A maioria das espécies onívoras são também carnívoras, no entanto, algumas espécies podem ser herbívoras. Os Cágados-Pescoço-de-Cobra da Austrália e América do Sul desenvolveram modos diferentes para capturar as presas, o pescoço longo é adaptado para atacar a presa apenas suspendendo a cabeça para fora da água.
Caça

A pressão gerada pela rápida expansão da boca e pescoço leva facilmente a cabeça em direção à presa, ao mesmo tempo puxando-a para a boca aberta do cágado-pescoço-de-cobra. Existem algumas espécies de cágados australianos que se alimentam principalmente de moluscos.

À medida que envelhecem, as fêmeas desenvolver crânios enormes que fornecem a força necessária para esmagar presas maiores.

Heloisa Prado






About these ads
Esse post foi publicado em Histórias de Tartarugas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para CÁGADO CABEÇA DE COBRA

  1. Jean disse:

    Achei um desse o que devo fazer?

    • Junior disse:

      Caro Jean,

      Eu também encontrei um e tentei alimentá-lo mas depois de 15 dias de jejum resolvi devolver ele para a natureza, exatamente no local onde foi encontrado, próximo a um lago em um parque da cidade.
      Boa sorte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s