CÁGADO AMARELO

CÁGADO AMARELO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Podemos dizer que cágado é o nome dado para as tartarugas de água doce. Existem várias espécies de cágados em cada “canto” do mundo, desde o continente americano, o africano, o asiático e o europeu.
O cágado divide seu tempo entre a terra e a água, existem espécies mais aquáticas e outras preferencialmente terrestres.
Uma espécie de tartaruga é o cágado amarelo, seu diferencial está no nariz que é menor e mais proeminente, também possui olhos com íris branca.

Seus filhotes ao deixarem os ovos “nascem” meio avermelhados, porém com o passar do tempo, geralmente três meses, vão mudando de cor ficando amarelos, aí o nome “cágado amarelo”.
Sua casca possui um formato mais oval e achatado que os outros cágados, a cor também é diferente, o verde é bem mais escuro, cinza ou negro (sempre meio riscados e não cheio de circunferências como de costume).

O tamanho normalmente varia entre quinze e trinta centímetros de comprimento. O pescoço geralmente é esverdeado ou em tons de cinza (no dorso) e amarelo (no ventre)
Na parte de cima, o animal tem vários tubérculos pequenos e arredondados.
Local de habitat
Os cágados amarelos habitam a costa leste do país, desde a foz do rio São Francisco até São Paulo. Existem também alguns registros de já ter sido encontrado alguns cágados na Bacia do Alto rio Xingu em Mato Grosso.
Este animal ainda não está em risco de extinção, ou melhor, tem o risco baixo de ameaça, mas não está livre de ficar extinto.

O cágado amarelo é um ótimo nadador, podendo atingir uma boa profundidade dentro da água. Prefere se alimentar durante a noite e geralmente dentro da água. Comem plantas, peixes, anfíbios, insetos aquáticos, frutas caídas das árvores, moluscos e até mesmo vermes. Quando mantido em cativeiro, alimenta-se de peixes, carne e também aceita ração.
Procriação do animal
Os cágados conseguem colocar aproximadamente de um a seis ovos por vez e o período de incubação dura aproximadamente 140 dias, os filhotes de cágados amarelos medem em torno de quatro centímetros.
As fêmeas normalmente põem seus ovos em Maio ou Junho em uma cova que ela mesma escava na terra, logo após ela tapa a cova. Em meados de Outubro, os ovos completam os 140 dias aproximadamente e nascem.
Ovos
Os ovos são muito sensíveis, basta virá-lo de posição para matar de imediato o embrião, por isso cuidado se você achar a cova com os ovos de cágado.
O cágado amarelo na biologia
O animal é popularmente conhecido como cágado amarelo, mas na verdade seu nome científico é Acanthochelys radiolata, considerado um Quelônio, é predominante da América do sul, mesmo com aproximadamente vinte centímetros, o animal é pesado, cerca de dez quilos quando adulto, é do reino Aminalia, filo Cordata, subfilo Vertebrata, Classe Reptalia, sub classe Anapsida, super classe Tetrápodos, Ordem Pleurodira, super ordem Quelônios, Família Chelidae, gênero Acanthochelys.

Luiziane Acunha

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Histórias de Tartarugas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s