COMO É A REPRODUÇÃO DE CÁGADOS JABUTIS E TARTARUGAS?

COMO É A REPRODUÇÃO DE CÁGADOS JABUTIS E TARTARUGAS?

Os quelônios possuem o plastrão.

 

Plastrão- Na parte ventral dos machos tem uma concavidade como se fosse um encaixe na fêmea.

 

 

A reprodução dos de todos os quelônios é bem parecida.

 

Cágado – O tempo de reprodução do cágado é de setembro á janeiro eles fazem

o seu ninho nas margens dos rios e pântanos eles botam de 1 ovo á 12 ovos. A incubação é 321 dias.

 

 

Jabuti – O tempo de reprodução dos jabutis também é de setembro à janeiro, e eles

fazem os seus ninhos  no meio de folhagens. Eles botam de 1 à 14 ovos.

 

 

 

Tartaruga – O tempo de reprodução das tartarugas é de dezembro

à março, elas podem fazer de 1 à 8 ninhos, em cada ninho elas botam de 120 à 180 ovos.

A incubação é de 6 à 7 meses.

 

                                               

 

 

Curosidades

 

– O ninho tem 60 cm de profundidade os ovos que recebem mais calor do sol são as fêmeas

que são os ovos que estão em cima e os ovos que recebem menos calor são os machos.

 

– De 1000 tartarugas  1 ou 2 chegam na idade adulta.

 

Fonte:  http://amoratartarugas.pbworks.com

 

Esse post foi publicado em Histórias de Tartarugas. Bookmark o link permanente.

77 respostas para COMO É A REPRODUÇÃO DE CÁGADOS JABUTIS E TARTARUGAS?

  1. Allan Henrique Grigoleti disse:

    minha resposta é uma pergunta :D
    2 Cágados fêmea, podem Ovular? Tenho 2 fêmeas e achei um ovo dentro d’agua hoje de manha.

    • Junior disse:

      Boa tarde Allan,
      Podem sim tanto é que vc encontrou a postura delas mas são ovos estéreis.
      Se ela inclusive não ovipor pode ter problemas e vir a falecer.

  2. juliana disse:

    eu crio cágado em casa e eu gostaria de saber como eu faço para os ovos dos cágados se procriar

    • Junior disse:

      Oi Juliana, te mandei por e-mail algumas dicas, boa sorte!

    • Junior disse:

      Bom dia Juliana,

      Então você tem interesse em fazer seus cágados procriarem, é bem tranquilo
      mas tem que ter um pouco de paciência. Vou tentar descrever para você a
      minha experiencia.
      Fiz no meu quintal um laguinho onde tenho atualmente 10 tartarugas entre
      tigrinho d’água e orelha vermelha, apenas 2 fêmeas o restante machos.
      Eles na primavera namoram e logo em seguida a fêmea procuras um local seco
      para ovipor. No começo fiz um local com areia fina mas elas não gostaram e
      saiam pelo quintal parando em pontos aleatórios onde faziam a postura.
      Então após alguns meses eu dava a sorte de encontrar os filhotes mas creio
      que perdi muitos. Normalmente elas fazem umas 5 posturas por temporada e os
      ovos demoram bastante pois aqui é frio cerca de 6 a 10 meses para eu
      encontrar os filhotes. O normal seriam de 60 a 90 dias a eclosão. Consegui
      assim 9 filhotes todos machos pois a temperatura mais fria importa no
      nascimento de machos. Agora aprendi a fazer uma chocadeira e vou testar
      nesta nova temporada, quero ver se consigo fazer nascer fêmeas( temperatura
      mais alta) e o nascimento controlado para não perder os filhotes que
      geralmente se enterram quando nascem no quintal.
      É isto minha cara se tiveres mais perguntas fique a vontade e boa sorte por
      aí.
      Abraços

      Junior

  3. josenilton disse:

    eu crio cágado em casa e hoje aconteceu algo estranho na parte da cauda que parecia um orgao me falaram que ela esta querendo botar ovos gostaria de um esclarecimento sobre o acontecido

    • Junior disse:

      Olá José Nilton,
      Pelo que você descreveu, me parece se tratar de um macho e ele expôs o pênis. Para ter certeza seria interessante que você pudesse mandar uma foto das patas dianteiras e também do rabo dele para que possamos identificar o sexo.
      Parabéns por criar estes interessantes animais

  4. SOU MILTON tenho uma dúvida gostaria de saber como fazer uma chocadeira para jabuti

  5. João Vitor Sampaio disse:

    Minha jabota colocou 5 ovos em um local de terra fria e pastosa, eu desenterrei e coloquei em um local de terra fria, nem molhada e nem seca, gostaria de saber se agi corretamente? Nesse local tem sombra e raio de sol a tarde, e qual a profundidade ideal para enterrar os ovos?

  6. Arthur disse:

    Eu queria saber como é a reprodução dos quelonios

    • Junior disse:

      Olá João,
      Poderia especificar melhor qual é a tua dúvida?
      Deve existir o contato entre o macho e a fêmea para que os ovos sejam fecundados e então nasçam os filhotes após a incubação.
      Atenciosamente
      Humberto

  7. Monique Alves disse:

    Tenho um casal de cágados. A femea botou ovos dentro da água. Eu os tirei de lá e enterrei. Fiz o procedimento correto?

    • Junior disse:

      Boa tarde Monique,

      A tua intenção foi a melhor possível mas dificilmente terá êxito na eclosão dos mesmos. São ovos muito sensíveis, quando são colocados no chão, após a postura a gente retira com muito cuidado os ovos e mantém a mesma posição que eles estão na cova e leva para a chocadeira. Se forem virados de posição ou manipulados não nasce nada.
      Procure deixar a fêmea que vai novamente ter umas 2 posturas nesta temporada fazer no solo, areia ou terra mesmo. No início eu “achava” aqui em casa filhotes nascidos no meu quintal. Elas ficam bem agitadas antes da postura e se você observar percebe e então solta ela para que faça a postura na terrra.
      Boa sorte!

  8. Ivoneide Palma disse:

    Bom dia Júnior , Minha Mãe tem uma jabuti fêmea a mais ou menos 5 anos, ontem encontramos um ovo dela no quintal, e imediatamente colocamos ela junto com um jabuti macho. Gostaria de saber se há possibilidade de nascerem filhotes, e como deve ser feito o ninho para ela chocar. Obrigada. Aguardo resposta

    • Junior disse:

      Bom dia Ivoneide,
      Se ela não teve contato anterior com o macho, este ovo que vocês encontraram não é fértil portanto não nascerá filhote. Foi bom você deixa-la com um macho, agora a partir da primavera eles vão copular e aí então os próximos ovos serão produtivos e aí sim poderão gerar os filhotes.
      Ela faz um ninho cavando a terra/areia, e aí a incubação acontece pela natureza e após 6 a nove meses eles eclodem.
      Boa sorte!

  9. Junior castro disse:

    Olá eu tenho um casal de jabuti é ela colocou 3 ovos gostaria de saber quantos dias demoram pra eles nasceram ela depositou os ovos na areia é ela mesma enterrou a areia onde estão os ovos e úmida pois estão num local aberto é toda vez q chover eu coloco uma bacia em cima pra não molhar muito a areia gostaria de saber se fiz bem meus jabutisinhos vão nascer ou não pois tenho medo pois e minha primeira ninhada e não quero perdê-los aaa ia me esquecendo ela vai colocar mais ovos ou terei que espera mais dois meses hj faz 4 dias q ela colocou estou muito feliz

    • Junior disse:

      Olá Junior,
      Parabéns pela postura da tua jabuti, de fato é sempre muito agradável quando a gente fica esperando os pequenos nascerem. A incubação vai de 5 a 9 meses depende muito do clima, eu já tive nascimento de Trachemys que levou 270 dias ao ar livre e também o nascimento da mesma espécie que levou 60 dias, quando eu utilizaei uma incubadora de temperatura controlada. Não precisa cobrir o ninho com a bacia, a umidade é importante para o desenvolvimento dos filhotes. Cada postura demora um tempo e em media 2 meses pode acontecer novamente. Experimente fazer uma chocadeira artificial, é bem interessante, não é caro e eu tive a eclosão de 90%, veja em: http://wp.me/pWJiA-1oT .
      Boa sorte, depois me conte sobre o nascimento.
      Junior

  10. leandra disse:

    Fiz uma chocadeira para os ovos de jabuti , e choveu muito o que eu devo fazer ? deixo desse jeito encharcado ou refaço ? Obrigada !

    • Junior disse:

      Bom dia Leandra,
      Não sei como está a tua chocadeira, mas é imprescindível que você de um jeito de retirar o excesso de água. Não adianta refazer pois se os ovos já iniciaram a incubação, a mortalidade vai ser muito alta. A minha chocadeira fica dentro de casa, com umidade de 100% e temperatura controlada máximo 31º C, tive índices próximos de 90% de nascimentos.
      Boa sorte!

  11. Sonia Maria Bueno disse:

    Junior, tenho uma jabuti fêmea de 6 anos, e a levei a um veterinário e tirou RX e ela tem 2 ovinhos e não cruzou….. Como posso ajudar pra ele botar os ovinhos. Moro em um apartamento e a Sofia (jabuti) não tem muito contato com terra em casa. Fico preocupada porque ela anda inqueita e não come direito e dorme pouco. Fico preocupada com isso…… Pode me ajudar, por favor?

    • Junior disse:

      Bom dia Sonia,

      Eu sinto muito pela saúde da tua jabuti. De fato este problema de retenção de ovos é bastante comum, pode ser devido a vários fatores, ex: andar frequente em piso rígido, dieta desequilibrada, etc. Te passo este link onde vai encontrar um artigo científico sobre o assunto que pode te ajudar a tomar a melhor decisão: http://www.scielo.br/pdf/cr/v36n5/a23v36n5.pdf . Olha o melhor seria você conversar com o veterinário de tua confiança e juntos chegarem a conclusão do que eh o melhor tratamento agora, podem administrar o hormônio ocitocina que pode induzir a expulsão dos ovos, talvez tratamento cirúrgico, mas também deve se levar em conta os riscos para o animal, imagine se é mais prejudicial tentar remover e ela não resistir a intervenção?
      Boa sorte, tenho certeza que vão tomar a decisão mais adequada da a Sofia.
      Abraço

      Junior

      • Sonia Maria Bueno disse:

        Junior,

        Obrigada por sua resposta. O veterinário pediu para colocar caixa com terra e areia molhada e manter a temperatura do ambiente, e vamos esperar até dia 04/02/15, ai entraremos com a medicação. Mas confesso, que estou muito ansiosa e triste por causa da minha filhinha….. Eu não sabia que Jabuti fêmea botava ovinhos, isso acontece todos os anos em que período?????

      • Junior disse:

        Oi Sonia,

        É uma boa ideia também, quanto mais natural melhor, poderia também deixar ela uma temporada na casa de algum parente ou amigo que tenham quintal e que ela possa ovipor na terra. É normal sim os quelônios na primavera verão ter postura, aqui em casa as fêmeas fazem 2 a 3 posturas nesta época.
        Boa sorte!

  12. ana paula disse:

    Minha cagada botou ovos no chão da minha laje e agora estou com medo de tocar

    • Junior disse:

      Oi Ana,

      Não precisa ter medo. Ela esteve com algum macho nos últimos meses?
      Se afirmativo você poderia recolher os ovos com cuidado e fazer uma chocadeira, funciona 100% e nascem rapidamente os filhotes.
      Boa sorte!

      Veja: http://wp.me/pWJiA-1oT

  13. Maria Aparecida disse:

    crio 1 jabuti e um cácado adulto , 1 quase adulto e duas pequeninas. São 4 cácados ou tartaruga e 1 jabuti. Encontrei um ovo na água, será que houve cruzamento do jabuti com a cácado? (são 4 femeas e o jabuti é nacho.) estou feliz, o que fazer com o ovo?

    • Junior disse:

      Feliz Ano Novo Maria Aparecida,

      Parabéns pela simpática família de quelônios que possui. É impossível o cruzamento entre estas espécies diferentes, a cágado adulta deve estar em fase reprodutiva e que bom que está ovipondo pois poderia estar retendo os ovos o que seria problema. Aconselho conseguir um cágado macho, eles ficam férteis bem mais cedo que as fêmeas, após os 3 anos de vida. Ai então pode conseguir a reprodução. Quanto ao ovo só para bonito, talvez foto para recordação ou quem sabe preparar para colocar gesso e guardar como adorno.
      Abraço

      Junior

  14. Michele Olimpio disse:

    Boa noite tenho um cagado fêmea ganhei ela já adulta e não sabia que a mesma estava fecundada e hoje de manhã achei um ovinho dela mas já estava quebrado, ela fico dentro de casa, poi me mudei recentemente e queria saber como proceder á partir de agora.Estou muito preocupada pois tenho um apego enorme por ela.Desde já agradeço, e me coloco a disposição aos procedimentos cabíveis ao cuidado do meu bichinho.

    • Junior disse:

      Boa noite Michele,

      Os quelônios não precisam necessariamente de machos para oviporem, podem botar ovos inférteis.
      O problema sério é quando elas não conseguem expulsar os ovos e eles ficam retidos no interior delas, aí precisa intervir, tem medicamento e até tratamento cirúrgico pois a retenção podem levar o bicho a óbito.
      Não é o teu caso, ela botou porque é adulta, madura sexualmente e encontrou condições favoráveis para fazer, melhor assim.
      Mas se você quiser obter uma ninhada, no início da primavera deve deixa-la com um macho e assim após a fecundação você poderá conseguir os filhotes. A postura pode ser na areia ou terra ou mesmo numa pequena chocadeira que é fácil e bem eficiente, tem um post aqui que ensina como fazer. Normalmente são duas a três posturas com 8 a 12 ovos cada por temporada.
      Boa sorte

      Junior

      • Edson Natha disse:

        Bom dia Junior,
        Eu estou a criar 2 cagados desde Janeiro de 2014 levou algum tempo para identificar os sexos e também a espécie porque me pareciam diferentes e algumas pessoas diziam que um era da água e outro da montanha e eu sempre tinha duvidas se estes poderiam se cruzar.
        Hoje logo de manhã vi que o macho havia se posicionado por de traz da fêmea e com o pênis preso por longo tempo.
        Queria saber se já de imediato a fêmea vai tentar identificar local para por os ovos ou ainda vai levar algum tempo. Isto vai me permitir melhor condicionar o local e controlar o processo.
        Obrigado,

      • Junior disse:

        Bom dia Edson,

        Parabéns, seus cágados já estão aptos a reproduzir a cópula acontece na água e depois de uns 2 meses ela procura um local seco para ovipor. Aqui em casa já foi na areia, na grama na terra. A incubação natural eh bem demorada por aqui, já aconteceu de uma ninhada eclodir com 8 meses após a postura. Consegui também artificialmente com uma incubadora caseira que os filhotes nascessem com 62 dias.
        Muito boa sorte com teus animais.

        Junior

  15. Edson Natha disse:

    Obrigado Junior.
    Com mais vagar iria enviar fotos para ajudar-me a identificar a especie.
    Obrigado,

  16. Jul disse:

    Junior estou com uma desova de jabuti…coloquei em um balde com terra, eu posso mudar o balde de lugar tdo dia para tirá-lo a noite e evitar q molhe com a chuva?

    • Junior disse:

      Boa tarde Jul,

      é importante que você tenha feito o trabalho de remoção/colocação dos ovos no balde com muito cuidado pois é muito fácil perder os embriões neste procedimento já que são muito sensíveis.
      É também muito importante a umidade para o bom desenvolvimento dos filhotes, deixe a chuva molhar normalmente, mas é importante que o balde tenha drenagem ou seja esteja furado para não acumular a água em excesso. A temperatura máxima deve ser de 32º não mais do que isto. Quanto mais amena a temperatura mais tempo demora para os ovos eclodirem. Vou te contar minha experiência, tive uma ninhada de Trachemys que levou 8 meses para nascer ou 240 dias, a incubação foi em condições normais no meu jardim. Tive também uma ninhada da mesma espécie que levou 62 dias para nascer, neste caso a incubação foi com uma chocadeira caseira, com temperatura controlada de 31º C e 100% de umidade.
      Veja que as condições do ambiente influenciam no prazo do nascimento.
      Boa sorte

      Junior

  17. Jul disse:

    Junior estou com 9 ovos…existe alguma forma de saber se ele está se desenvolvendo.?
    Eles estão em um balde com terra, no sol.

    • Junior disse:

      Olá Jul,

      Cuide para não deixar a temperatura do balde no sol muito alta.
      Existe a ovoscopia que indica se os ovos estão férteis e o embrião está se desenvolvendo mas eu não aconselho fazer pois são muito sensíveis os embriões de quelônios, até colocar o ovo numa posição diferente daquela que ele foi botado pode matar o embrião.
      Deixe tudo acontecer da maneira mais natural possível.
      Abraço

      Humberto

  18. Jul disse:

    Obrigada pela resposta. O fato do balde ido de um lugar a outro no carro atrapalha?

  19. Ana Claudia da Silva Trindade disse:

    Bom dia Junior,
    Eu achei uma jabuti fêmea na rua e a levei pra casa, tive medo que fosse atropelada então so queria protege la. Alguns dias depois ela começou a cavar buracos no quintal só que é gramado e a maioria barro, achei estranho e fui pesquisar aí descobri que ela só queria pôr ovos. No dia 10 de novembro de 2014 quando acordei e quando a vi ela estava ate o meio do casco suja de barro, então fui em busca do ninho e la estava, ela cavou numa parte de barro duro e nem deu para cobrir todos os ovos e como tenho 3 cachorros resolvi fazer uma chocadeira numa caixa de isopor grande forrei o fundo com jornal e coloquei areia e fui descobrindo os ovos com muito cuidado e retirei um a um tirando na mesma posição e colocando na incubadora e para minha surpresa ela havia colocado 6 ovos. Essa incubadora fica do lado de fora e pega sol na metade do dia. Minhas duvidas são corre o risco desses ovos não estarem fecundados? Quanto tempo pra nascer esses jabutis?
    Obrigada Ana Claudia.

    • Junior disse:

      Boa tarde Ana Claudia,

      Nossa você teve dupla sorte, primeiro encontrar a jabuti e depois ela já ter feito uma desova na tua casa. Quase com certeza são ovos fecundados, e você teve a boa idéia de protege-los dos cachorros.
      O único problema é que a tua chocadeira deve ser permeável ou seja deves no fundo do isopor fazer orifícios para que não acumule dentro água e venha a prejudicar a incubação dos ovos, e também favorecer a passagem de ar.
      Com relação ao prazo para o nascimento, no caso dos jabutis varia de 5 a 10 meses.
      Senão chover numa frequência normal, você poderá regar a caixa de isopor para manter a umidade, só para teu conhecimento, eu usei uma chocadeira artificial aqui para a minha Trachemys e a umidade relativa era de 100% em 62 dias nasceram os 9 filhotes.
      Boa sorte e mantenha informado sobre o desenvolvimento da tua ninhada.

      Junior

  20. Ana Claudia da Silva Trindade disse:

    Boa noite Junior,
    Obrigada por me responder eu ja estava achando que não tinha nada nos ovos. Fiquei muito feliz, quanto a água na caixa ela tem um dreno e eu controle a quantidade de água, quando a chuva é em grande quantidade eu cubro a caixa e deixo uma abertura para entrar o ar. E quando o tempo esta bom a caixa fica aberta tem apenas uma tela para proteger os ovos de outros animais. Qualquer novidade eu te informo.
    Obrigada Ana Claudia.

  21. Ana Claudia da Silva Trindade disse:

    Junior como medir a umidade da chocadeira?

  22. Suzane disse:

    Olá por favor preciso de AJUDA.
    minha tartaruga tigre d’agua estava com algo estranho dentro da calda, formato de um ovo, porem falei com uma pessoa que trabalha em petshop e achamos que podia ser fezes acumuladas, e então fiz o que ela pediu, estimular o anus dela com luva na mão, e então saiu foi um ovinho(era o que parecia)porém saiu quebrado em duas partes…
    ela não está comendo… meu Deus não era pra eu ter tirado né? fiz errado? o que fazer agora? ela vive sozinha no aquaterrario.

    • Junior disse:

      Bom dia Suzane
      Voce teve boa intençao ao ajudar sua turtle se livrar do ovo retido.
      Acontece que normalmente as tigrinho d’agua tem uma postura media de 10 ovos, entao ela ainda pode ter mais ovinhos retidos. Exitem algumas maneiras de voce tratar. O ideal seria levar a um veterinario especializado em animais silvestres para avaliar o melhor tratamento se aplicar hormonio para expulsar ovinhos ou ate uma intervencao cirurgica para retirar.
      Suzane uma sugestao pegue tua tigrinho e deixe ela andar por um gramado durante o dia ela podera se estimular, cavar e fazer a postura o que nao esta acontecendo no terrario.
      Boa sorte e mande noticias.
      Junior

  23. Lorena disse:

    Oi, um amigo tem um casal de jabutis e a femea botou nove ovos, nao enterrou. Nao tinha como. Ajudei na tarefa e colocamos num vaso com drenagem e enterrado em areia. Eu pedi que nao mudasse a posicao dos ovos, marcamos com lapis. Num primeiro momento o vaso encharcou e mudamos para outro com melhor escoamento. E os ovos foram transportados de carro para outro local com cuidado. Estao num quintal em area que bate sol e sombra. Alguma chance de nascer diante de tantas interferencias?

    • Junior disse:

      Boa tarde Lorena,

      Tem boas chances de os ovos eclodirem haja vista o manejo ter sido feito com cuidado.
      Sugiro em novas posturas que faça uma chocadeira artesanal, o período de incubação dos ovos reduz bastante e a ninhada vem bem vigorosa.
      Tem no blog um post sobre a chocadeira.
      Boa sorte e mande notícias dos filhotes.
      Abraço

      Junior

      • Lorena disse:

        Junior, tentei fazer uma outra vez, pra esse mesmo amigo. Ele me ofereceu cuidar dos ovos, pois nao entende. Eu fiz uma incubadora, ficou meses, mas nao nasceram. Abri os ovos e estavam brancos, so gema e endurecida quase, nenhum sinal de vascularizacao. Nem embriao havia. Nao sei se nao desenvolveram ou se nao estavam fecundados. Dessa vez, tentei orientar a deixar mais proximo do natural. Enfim, houve acasalamento, ele ate me mandou foto. Agradeco, voce eh mto atencioso e seu blog informativo! Logo mais trago noticias.

      • Junior disse:

        Oi Lorena,

        Então desta vez devem nascer os filhotes. Aqui onde moro é frio e já demorou até 8 meses para nascerem espontaneamente enquanto que com a incubadora levou apenas 62 dias são do gênero Trachemys.
        Encontrei este interessante material sobre fertilidade de ovos no ehow.
        Abraço

        Instruções para saber se o ovo de tartaruga é fértil ou não.

        1
        Pegue o ovo de tartaruga suavemente e feche as cortinas ou desligue todas as luzes para tornar o local escuro. É importante manter o ovo na mesma posição que o encontrou, com o mesmo lado virado para cima a todo momento. Se você virá-lo, o embrião pode se afogar. Ainda assim, pode levar alguns dias para que o embrião se estabeleçam, e quanto mais cedo o ovo for manuseado após ter sido posto, menos preocupação você terá com ele.

        2
        Ligue a lanterna e direcione a luz sobre a parte de cima do ovo. A lanterna pode ser colocada diretamente contra o casco. Isso vai iluminar o interior do ovo, permitindo que você veja dentro dele. Um ovo fértil será vermelho, rosa ou venoso por dentro, enquanto um ovo infértil será branco ou amarelo claro. Este processo pode ser realizado durante a incubação do ovo e logo um pequeno embrião poderá ser visto dentro. Ele pode ainda ser visto se movimentando e, eventualmente, a luz não será capaz de penetrar no ovo pois a tartaruga bebé irá preenchê-lo por completo.

        3
        Espere alguns dias e verifique novamente se o ovo está claro. Se o embrião ainda não se ligou à parede do ovo, as veias e a coloração rosada podem não aparecer. Pode levar até cinco dias ou mais para que as veias apareçam, de modo que você deverá procurá-las repetidamente por alguns dias. Enquanto espera, os ovos podem ser colocados em uma incubadora.

        4
        Observe os ovos a cada três ou cinco dias, enquanto eles estão sendo incubados. Ovos inférteis ou ovos onde o embrião já morreu podem mofar, tornando-se amarelos ou marrons e parecendo amassados. Os ovos infectados devem ser descartado imediatamente para evitar que se espalhe para os ovos saudáveis​​, mas se o ovo só estiver amassado pode ser que esteja prestes a eclodir.

  24. Dayane Almeida disse:

    Olha, minha tartaruga botou 2 ovos provavelmente ontem á noite(18/04/2015) ,ela já tinha cruzado e como eu já havia percebido que ela estava prestes a colocar ovos eu coliquei bastante areia na cama dela e em outras partes do canto dela, mas ela botou os ovos no chão puro. Ela ficou empurrando os ovos e depois ficou em cima de um dos ovos e quebrou e eu desesperada coloquei o outro ovo num recipiente com terra e enterrei o ovo. Como eu não sei qual a parte de cima do ovo, tem como saber? O ovo está avermelhado, é normal? E ela cruzou apenas uma vez com o macho (as outras vezes ela o ignorou e ficou estressada) tem chance de nascer fertilizado? Tenho 15 e estou mega preocupada com os novos bebês

    • Junior disse:

      Oi Dayane,

      Boas notícias hem!
      Você fez o certo,com o ovo que sobrou, ele pode sim estar fértil e nascer uma tartaruguinha depois de um tempo.
      Não é necessário que os casais namorem antes de uma postura, a fêmea tem condições de “guardar” o sêmen do macho em seu corpo por algum tempo.
      Não sei onde você mora se é quente ou frio mas no frio demora mais para nascer os filhotes. Já demorou aqui mais de 8 meses, quando a postura foi na terra, mas quando eu levei os ovos para chocadeira levou apenas 62 dias.
      Você tem 15 tartarugas? nossa podem nascer muitos filhotes.
      Boa sorte e tomara que nasça a tua tartaruguinha bem saudável.
      Abraço

  25. lorranye disse:

    Eu tenho cinco jabutis em casa nasceu uma filhotinha quanto tempo demora pra nasce outros?

    • Junior disse:

      Olá Lorranye,

      Uma filhote de tartaruga pode ficar dentro da casca do ovo durante vários dias depois de abri-lo. Durante este período, ela absorve o resto da vesícula vitelina do ovo, ligada à sua barriga.
      Normalmente os ovos de uma ninhada eclodem simultaneamente, se você já encontrou uma filhote é provável que as demais já estão nascidas também.
      Aqui em casa acompanhei o nascimento de 9 filhotes, algumas saiam mais rápido da casca, outras apesar de quebrarem o ovo demoraram um pouco mais, mas em 2 dias todas estavam fora dos ovos.

  26. erica disse:

    Boa tarde, eu criou acho eu.que é tartaruga, o casco dela e separado, e ganhei um macho, já grande,mas é de cagato, casco inteiro,mas eles já começaram a namorar,tem algum um mes e meio,tem problema nisso?

    • Junior disse:

      Bom dia Erica,

      A princípio, não vejo problemas apenas é interessante você observar se o macho não está incomodando a fêmea pois pode ser que ele esteja muito insistente e possa machucá-la.
      Eu tenho em casa um jabuti que neste verão começou a “namorar” uma pequena roda de madeira, ele diariamente ficava namorando a roda.
      O ideal se pretende que eles procriem é conseguir nem que seja emprestado indivíduos da mesma espécie.
      Abraço

  27. Sheila disse:

    Junior, minha jabuti botou seis ovos em abril. Desde então está separada do macho. Agora, um mês depois botou mais tres ovos. E possível que estejam fecundados, mesmo assim?

    • Junior disse:

      Boa tarde Sheila

      Voce está certa, com toda certeza os ovos são férteis.
      Os quelonios tem uma característica peculiar onde a fêmea ” guarda” o semem do macho e existem relatos de que até 2 anos ele ainda é viável!
      Avise sobre o resultado da incubação.
      Muita boa sorte!

      Junior

      • Sheila disse:

        Darei. Foram enterrados por ela mesma. Interditei os locais, nem sei se fiz bem. A segunda postura consegui desenterrar e sem mexer cobri com areia. Achei que seria mais fácil para os jabutizinhos saírem.

      • Junior disse:

        Oi Sheila,

        Muito legal o teu carinho e cuidado com os ovos.
        Apenas uma observação, você já deve ter conhecimento daquela história da borboleta quando a pessoa ao ver a dificuldade dela sair da crisálida resolveu facilitar e ajudou a borboleta a sair.
        A intenção foi a melhor possível mas esta borboleta não conseguiu nunca voar. A natureza é sábia, muitas vezes é necessário termos dificuldades para que possamos ser fortes e vencermos as adversidades futuras da vida.
        Muito boa sorte Sheila estou torcendo para a tua ninhada ser bem saudável.
        Abraço

        Junior

  28. simone disse:

    Ola boa noite estou com uma duvida cruel tenho duas tartarugas tigres porem uma eu crio desde pequenina a outra ganhei ontem porem não sei o sexo de nenhuma delas a que ganhei veio com uma coisa muito estranha pindurada abaixo da cauda uma especie de bolsa meio rosada que sai do anus mas volta depois sai novamente observei que isso acontece varias vezes e fiquei apavorada gostaria de saber o que esta acontecendo agradeço se puder ajudar

  29. Bruna disse:

    Oi, tenho uma tartaruga já tem uns 13 anos e uma tia minha também. Nao temos certeza do sexo das tartarugas. Esses dias resolvemos deixar as duas juntas pra ver a interação entre elas… A minha é maior, tem as unhas bem maiores e o casco bem escuro; a outra é menor, tem as unhas curtas e o casco mais esverdeado. Quando a minha anda a outra vai atrás, mas não passa disso. Será que são um casal?

    • Junior disse:

      Oi Bruna
      O ideal é ver as fotos delas para identificar o sexo.aquela com as unhas compridas é macho. A outra se tem a mesma idade pode ser fêmea se bem que o normal entre animais fa mesma idade é a fêmea ser maior que o macho.
      Pode ser ainda que o macho seja T. S. elegants e a femea ser T. s. dorgbini ou seja orelha vermelha e orelha amarela.
      Coloque as duas numa bacia com um pouco de água e veja se o macho coteja a femea com as unhas mais compridas.

      • Bruna disse:

        Oi Junior, obrigada por responder. Realmente a tartaruga maior tem um listra vermelha na lateral do rosto e a menor tem listras amarelas. Vou colocar as duas na água para ver… Mesmo sendo raças diferentes elas podem cruzar?

      • Junior disse:

        Oi Bruna
        Podem sim é um pouco mais difícil mas os filhotes serão híbridos e eshereis.
        Que bom que eles se dão bem.
        Mande notícias
        Abraço

      • Bruna disse:

        Oi Junior, coloquei as duas juntas na água e depois de um tempo uma estava tentando morder a outra. Melhor desistir ou é só até acostumarem?

      • Junior disse:

        Oi Bruna
        Não se preocupe no inicio é assim mesmo depois acostumam e o período de namoro delas é na primavera.
        Em dias quentes voce tenta novamente
        Abraço
        Junior

  30. Débora Souza disse:

    minha tartaruga esta pondo ovinhos mas nao tem um macho.. eles podem sobreviver??
    ela nao esta na areia, cavou no meio daas pedras e ta pondo la. eu devo tirar ela e colocar areia? se nao podem sobreviver sem o macho tem algo que euj possa fazer? compra um macho?

    • Junior disse:

      Oi Débora,
      Que bom que a tua tartaruga está pondo ovos. As vezes elas não conseguem ovipor e ficam doentes e se não for tratado a tempo podem ir a óbito. Com certeza estes ovos são estéreis e não nascerão filhotes agora. O que voce pode fazer é planejar se quer que ela crie e então conseguir um macho. O casal vai namorar na primavera e então quando ela fizer a nova postura os ovos fertilizados vao gerar filhotes.
      Boa sorte e mantenha contato
      Abraço
      Junior

  31. MEUS FILHOS ACHARAM UM CÁGADO NA RUA NO DIA 31 DE MAIO E NO DIA 01 DE JUNHO EU ESTAVA VARENDO A CASA E ENCONTREI DOIS OVOS SENDO QUE ESTAVAM EM LUGARES DIFERENTES, UM QUEBROU POIS EU NÃO TINHA VISTO O OUTRO COLOQUEI EM UM RECIPIENTE COM AREIA SECA ESTÁ DENTRO DE CASA , TEM ALGUM POBLEMA

    • Junior disse:

      É bem difícil mas não impossível.
      O ovo deve estar fértil e na mesma posição da postura. Aconselho deixar do lado externo da casa no tempo sem tomar muito sol diretamente mas devendo receber chuva é necessário que o recipiente seja drenado. Pode levar até 8 meses para eclodir nestas condições.
      Boa sorte!

Deixe um comentário

