CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS RISCA O CÉU NO FIM DE SEMANA

CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS RISCA O CÉU NO FIM DE SEMANA

A noite de sexta-feira (12/agosto/2011) será o pico da chuva de meteoros Perseidas, provocada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle. O fenômeno poderá ser observado em todo o planeta, mas será melhor visto no hemisfério Norte, pois nos países abaixo do Equador ela será vista muito próximo ao horizonte. No Brasil, a previsão é que o melhor horário para ver o fenômeno seja às 3 horas da madrugada de sábado e que localidades mais ao norte do país terão uma visão mais clara da chuva de meteoros, que já pode ser observadas na noite desta quinta-feira (11).

De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a expectativa é que o espetáculo não seja tão forte quanto no ano passado. “Espera-se que caiam de 20 a 30 meteoros por hora”, disse ao iG. Para fazer uma comparação, na última chuva de detritos do cometa Halley, ocorrida em maio deste ano, caíram de 40 a 60 meteoros por hora. Outro fato que vai dificultar a visualização dos será a lua cheia, que deixará a noite mais clara.

A chuva de meteoros Perseidas ocorre todo mês de agosto. Ela é decorrente do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. A passagem do cometa pela Terra é uma raridade, mas em todo o mês de agosto, a Terra cruza a nuvem de detritos deixada pelo cometa. De acordo com a Nasa, o espetáculo da chuva de meteoros Perseida é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos. Ela recebe este nome por causa das constelações de Perseu, de onde o chamado radiante de meteoros parece surgir.

Delicato explica que neste período a Terra está passando pela nuvem de detritos de gelo e metal deixada pelo cometa. “Vale lembrar que ela não é uma coisa homogênea, a chuva de meteoros não é algo que acontece de uma só vez e de uma hora para outra”, disse. Os detritos entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 300 mil a 400 mil km/h. “O brilho da estrela cadente é provocado justamente por esta queima destas partículas”, disse.

Visualização no Planetário do Ibirapuera – Na sexta feira (13) o Planetário de São Paulo vai promover o evento chamado “Banho de Lua”, a partir das 19h. Lá, será possível observar o céu com o auxílio de telescópio. Haverá uma apresentação explicando a chuva de meteoros Perseidas além de observação da lua cheia. O Planetário pede para que se chegue ao local às 18h para a retirada de senhas, pois a entrada é franca, mas limitada.

Fonte: Portal iG

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS RISCA O CÉU NO FIM DE SEMANA

  1. bruno ribas didonet disse:

    Sera ke esse fenomeno ke tanto falao vai aconteser ”vai chover meteoros”???????? ai vai a pergunta SIM OU NAO ou é falso ke nem os outros MORO EM CRUZ ALTA RS vou ficar acordado ate as 3 HORAS DA MANHA (MADRUGADA) PARA VER SE ISSO E REAL OU NAO E REAL SO UMA FRAUDE (MENTIRA ) VOU TIRAR MINHAS DUVIDAS E VOU VER SE FOI BOM valeu a pena
    EU TER FICADO ACORDADO ATE AS 3 HORAS DA MADRUGADA PRA VER ISSO !!!!!!!!!!!!?????? ( TOMARE KE EU NAO DURMA ) MAS SE EU NAO DORMIR SEI KE TEM JORNAIS PARA MIN VER SE É verdade ou mintira ( E TAMBEM TEM A INTERNET KE POSSO VER A QUALKER HORA OU MINUTO OU ATE SEGUNDO ) espero ke gosten do meu comentario se kise liga VOU DEXIRAR OUTROS RECADOS BrUnO rIbAs DiDoNeT

  2. Leo Duarte disse:

    Falando em chuva de meteoros… no dia 12/08/2011 passou um bem na frente do meu prédio às 18h00 em ponto aqui em São Paulo… segue o link do vídeo no YouTube…

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s