CUIDADO PARA NÃO TOMAR MUITO CAFÉ NEM GASTAR MUITA ÁGUA!

CUIDADO PARA NÃO TOMAR MUITO CAFÉ NEM GASTAR MUITA ÁGUA!

15 / 03 / 2012Para uma xícara de café gastam-se 140 litros de água, alerta WWF
clipping

Ambientalistas do WWF divulgaram nesta quarta-feira (14), durante o Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, o cálculo da pegada hídrica (quantidade de água utilizada em um produto) do café. Para uma xícara da bebida são exigidos 140 litros de água, alerta a organização.

Com a ajuda de um indicador elaborado pela Universidade de Twente, na Holanda, foi levado em conta o impacto de toda a cadeia de produção na fonte de água doce.

O cálculo de 140 litros para uma xícara de café compreende, segundo a organização, a água usada no cultivo do pé de café, na colheita, no transporte, na venda e no preparo, explicou a ONG.

O indicador inclui ainda o volume de água necessário para a fabricação da xícara em que se bebe o café. Se forem adicionados leite e açúcar, e se um copo de plástico for empregado para servir a bebida, “a pegada hídrica” passaria para 200 litros, com variantes se o açúcar for branco, procedente da beterraba, mascavo ou da cana-de-açúcar. (Fonte: G1)

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/03/15/81124-para-uma-xicara-de-cafe-gastam-se-140-litros-de-agua-alerta-wwf.html

Qual a quantidade de “Água Virtual” nos alimentos ?

No quadro seguinte apresentam-se alguns valores médios de referência dos consumos de água na obtenção de vários alimentos. São valores indicativos, que podem ter alguma variação, dependendo da vários fatores. No entanto, estes valores permitem relevar a ordem de grandeza do consumo de água inerente.

São vários os fatores que podem influenciar a variação do conteúdo em “água virtual” nos produtos agrícolas, dos quais destacamos os seguintes: Climáticos ( condições de crescimento); produtividade, necessidades culturais, métodos e tecnologias e eficiência de utilização da água na rega.

Fonte: Manuel Valadas

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Cuide bem da Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s