CADERNO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

CADERNO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS

Reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar O consumo de bens e serviços gera, de alguma maneira, resíduos. Uma vez produzido, este material permanecerá no ambiente como um passivo, mesmo que seja reutilizado e reciclado inúmeras vezes. Por isso, é importante evitar o consumismo e reduzir a quantidade de lixo que produzimos.
De acordo com o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares de 2009, estima-se que os 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo encaminham mais de 16 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares todos os dias aos aterros sanitários. Só a Capital é responsável por 11 mil toneladas.
A redução, reutilização, reciclagem e a recuperação de energia – o conceito dos 4Rs – são fundamentais na sensibilização da sociedade quando se trata de resíduos sólidos. Essa é uma das abordagens do Caderno de Educação Ambiental de Resíduos Sólidos, produzido pela Secretaria do Meio Ambiente.
Como instrumentos inovadores na gestão dos resíduos sólidos surgem a logística reversa e a análise do ciclo de vida, que avalia os impactos ambientais de determinado produto desde a extração da matéria-prima até o retorno do resíduo final ao meio ambiente. Novas ferramentas de gestão e de educação ambiental.
Outro ponto relevante abordado na publicação é a coleta seletiva, que possibilita maior vida útil de aterros sanitários, já que resíduos de plástico, vidro e metal, por exemplo, são separados e reciclados. O livro traz também informações sobre os processos de reciclagem de pneus, lâmpadas, pilhas e baterias, entre outros.
A gestão do lixo é um desafi o global que só será vencido com a participação de todos. Com a união de governos, empresas e sociedade, será possível encontrar resultados inteligentes que harmonize a vida econômica, social e ambiental.
Assim, o lixo deixará de ser um problema e passará a ser parte da solução para um mundo melhor, harmônico com a natureza.
XICO GRAZIANO
Secretário de Estado do Meio Ambiente

Clique aqui para baixar o caderno com 152 páginas em .pdf

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s