MELIPONÍNEOS NA ÍNDIA – STINGLESS BEES IN INDIA

MELIPONÍNEOS NA ÍNDIA – STINGLESS BEES IN  INDIA

Mel de abelha sem ferrão (abelhas Anão) ou Cheruthen Eecha

Abelhas sem ferrão são encontrados em muitas partes do mundo. Ele alguns o que varia em cor e aparência. Uma coisa comum entre eles é que não são todos pequenos maior do que cinco milímetros e eles não têm ferrão. Em Kerala chamamos cheruthen eecha, é 3 milímetros de tamanho. Esta espécie é conhecida como trigona iridipennis.

cheruthen eecha

As abelhas sem ferrão de Kerala-Trigona Iridipennis

Será que as abelhas maiores desenvolver ferrão ou abelhas sem ferrão perder seu ferrão?? O que importa; abelhas sem ferrão efetivamente defender sua colônia de formigas e pragas armadilhas outro com própolis ou resina vegetal, mordendo, mesmo com os seres humanos que usam própolis, juntamente com a morder nas pálpebras e rastejar dentro do nariz e orelhas.

Muitas pessoas consomem mel de abelhas normais regularmente no entanto, não estão dispostos a mantê-los em sua fazenda ou jardim devido à natureza agressiva. Para essas pessoas, e mel de abelha sem ferrão agricultores é a melhor opção. Apicultura sem ferrão é conhecido como “meliponicultura”. Único problema é que eles produzem menos mel. Em uma média de uma colônia de abelhas pode fornecer alguns onde cerca de 300 gramas a 1 kg de mel por ano. Isso também depende de quão grande é a colônia e néctar disponíveis localmente. No entanto, alguns agricultores têm sido capazes de obter 2 a 3 kg de colônia saudável.

Cheruthen (mel das abelhas sem ferrão) é considerado mel superior em Ayurveda textos e outras revistas médicas. Ele é mais administrado a crianças para febre ligeira. Este mel ajuda a reduzir a febre e tratar muitos tipos de infecções. Eu não tenho um documento de apoio aqui. No entanto, eu acho que pode porque tem a capacidade de reduzir a febre (alimentação das abelhas sem ferrão em Thumba-poo que é antipirético, anti etc anti-microbiana de fungos para mais detalhes sobre Thumba ler este aspera Leucas ). Há muitas mais plantas medicinais que alimentam este abelhas. Não apenas na Índia. Africanos, australianos, a maior parte da área tropical e sul-americanos consideram este o mel como medicamento.

tumbapoo – nome científico (Leucas.aspera)

Fator Unique Manuka (UMF) é um termo usado para o mel produzido a partir de flores de árvores manuka que tem altas propriedades antimicrobianas. De alguma forma, eu sinto o mel recolher daqui em Kerala é superior ao mel com a UMF máximo. Porque há um monte de ervas medicinais aqui em Kerala que este abelhas se alimentam.

Mel não é apenas usado internamente, ele pode ser utilizado com sucesso para curar uma ferida de água escorrendo. É principalmente por causa do peróxido de hidrogénio, a actividade antifúngica, rico em antioxidantes, antimicrobianos, que ajuda a curar uma ferida. Se a ferida é deixada sem tratamento, exala líquido, isso acontecer em algum momento, mesmo após a aplicação de pomadas antibióticas, quando o mel natural bruto é aplicado não haverá nenhum sinal de fluido e de cura é muito mais rápido, eu tentei. Ele faz um excelente trabalho.

Cheruthen é considerado medicinal, pois coleta de néctar e pólen de pequenas plantas silvestres e árvores, é difícil para as abelhas maiores para entrar flores menores. Abelhas maiores são na sua maioria circulou em pomares de fruta, onde todos os tipos de produtos químicos e hormônios são usados ​​para a produção. Como pode ser que o mel medicina ou consumidos??

Foram perceber essas pequenas abelhas como Coco palmeira (Theng) flores. Ele tem néctar muito menos, mas muito e muito pólen. Isso me lembra antigamente as pessoas usavam raspagem da folha concurso de coco, que tem um revestimento cinzento para curativo. Tem anti-microbiana de qualidade. Mesmo óleo de coco virgem tem as mesmas qualidades. Então, pólen e néctar definitivamente devera ter as mesmas qualidades.

cheruthen eecha coleta de pólen de thengen-poo

As abelhas sem ferrão em grande parte se alimentar de Coco Palm, banana, goiaba, mamão, manga, tamarindo, thumbapoo , pacha comunista , não-me-toques planta (thottavadi) , jaca árvore, Tulsi (Holy Basil), kulir mavu, teca para o mel, o pólen e resina. Observe na floresta que terá muito mais variedade.

Benefício de manter, pelo menos, uma colônia de abelhas sem ferrão em sua fazenda é que você pode extrair o mel qualquer altura do ano, não haverá mel sempre pouco.

Mel de abelhas sem ferrão loja em pequenos vasos feitos de cera e própolis (resina extraída de gemas e seiva que brota de árvores. Parece cacho de uvas.

Eles consomem, e também alimentar o mel muito pouco para seus jovens, em comparação com abelhas maiores. Eles selar e preservar mel em excesso e iniciar a construção de câmara de mel novo, se houver espaço. Mesmo durante a época de floração não são ativos e captação de novos. Ao contrário de abelhas maiores abelhas sem ferrão ovos e pólen e mel loja apenas uma vez até que eles surgem como abelhas. Na maioria dos casos, mais de 70 por cento das abelhas com rainha sair da colônia para um novo local se o espaço é uma restrição.

Grande diferença entre mel de abelhas sem ferrão e mel de abelha maior

  • Mel de abelhas sem ferrão não é muito doce e tem um sabor agradável e aroma. Mel de abelha é maior excessivamente doce.
  • Mel de abelhas sem ferrão é medicinal por causa das flores e árvores que visita.
  • As abelhas sem ferrão não se misturam pólen com mel. A maioria das pessoas que viram o ninho não entendem que o pólen é a forma endurecida de mel de idade. Ela terá um pote de mel pouco aqui e ali no grupo de armazenamento de pólen. Pólen será sempre perto da entrada da colónia de abelhas. Mel de abelhas e maior mistura de pólen junto sabe como pão de abelha.
  • Cera de abelhas sem ferrão não é branco ou off na cor branca. Que tem uma textura de ouro quando fundido e filtrado. Forma bruta de cera pode ser marrom escuro, verde, de cor preta, dependendo da resina de árvore local disponível.
  • Mel de abelhas sem ferrão tem um conteúdo mais água em comparação com abelhas maiores. Se não tomar cuidado vai estragar em temperatura ambiente. Tradicionalmente, as pessoas adicionadas duas ou três sementes de pimenta branca para preservá-lo.
  • Mel de abelhas sem ferrão é principalmente em tons de cor âmbar. Maior mel de abelhas vem em muitas variedades de cores.

Como extrair ou transferir colônia de abelhas sem ferrão

  • Antes de proceder à frente palavra de cautela. Nunca exponha uma colônia durante a noite. Everthing tem que acontecer de preferência durante a manhã.
  • Se você está transferindo uma colônia de abelhas de um lugar para outro. Isso deve acontecer durante a noite, depois do pôr do sol até então tudo abelha teria se estabelecido na colméia.
  • Se você está extraindo o mel ou a transferência da colônia para uma nova colmeia. É sempre bom usado um frasco de plástico limpo com ventilação pequeno para prender as abelhas a partir da entrada por bater no fundo da colmeia com as mãos e colocando o gargalo da garrafa, no local de entrada das abelhas. A maioria dos agressores sairá imediatamente. Agora é só fechar a tampa do frasco e deixá-los descansar enquanto você faz o seu trabalho.

Esta é a forma como o interior de uma colónia de abelhas Sting menos parecido

  • Este abelhas como troncos de árvores ocos e cavidades seladas. Então, o bambu é o melhor substituto enquanto transferindo-os para a nova localização. Dividir abrir um bambu em duas metades, como mostrado na imagem abaixo.

Dividir bambu no centro para fazer picada de menos colmeia de abelhas

  • A maior parte da colónia de abelhas é difícil de extrair, a sua entrada é sempre pequena, menor do que 1 cm. Se você pode abrir. Certifique-se de obter todos os ovos e larvas na caixa.
  • Se você é incapaz de chegar a colônia. Usar um vaso de flores e fazer uma pequena abertura na parte inferior. Agora você pode anexar o vaso de barro para a entrada vinculando-o com cimento e lama com algum apoio por alguns dias. Agora aplique o própolis (material pegajoso encontrado na entrada da colônia / verificar a imagem abaixo) para a abertura navio lama. Abelhas reconhecer sua colônia com cheiro de própolis na entrada. Agora esperar por um mínimo de seis meses para as abelhas para transferir ou construir uma nova colônia no vaso.

Própolis da colônia existente ligado para o novo caminho colméia entrada

  • Não tem paciência em seguida, ir a cabeça e quebre a colônia e transferir as abelhas, mel, pólen, própolis e ovos. Certifique-se de manter a colônia nova perto do antigo até pôr do sol, porque muitas abelhas estaria fora de recolha de mel e pólen. Quando está escuro, você pode transferi-los para um novo local.
  • Novo lugar tem que ser elevado a partir do solo. Manter afastado e atente para as formigas. Pendurar a colmeia em árvores ou qualquer outro local usando cordas também não funcionam. Formigas grandes e pequenas são um grande problema. A melhor opção é manter a colônia em uma mesa e coloque a perna da mesa em água (melhor forma de manter as formigas longe). Idealmente, eu acredito colônia deve ser mantido nesta tabela para próximos 2 a 3 meses. Por esta altura a colônia teria se estabelecido ea entrada seria selada que deve manter as formigas e pragas outro longe no futuro.

vou postar algum tempo mais tarde, como extrair picada de menos mel de abelha e multiplicando a colônia.

Crédito da imagem

http://photo.net/photodb/user?user_id=7465346

http://www.flickr.com/photos/ranjithsiji/

FONTE: naturalfarmerskerala.com

MELIPONÍNEOS NA ÍNDIA – STINGLESS BEES IN  INDIA

Stingless Honey Bee(Dwarf Honey Bees) or Cheruthen Eecha

Stingless honey bees are found in most parts of the world. It some what varies in color and appearance. One thing common among them is they are all small not bigger than 5mm and they have no stinger. In Kerala we call it cheruthen eecha, it is 3mm in size. This species is know as trigona iridipennis.

cheruthen eecha

Stingless Bees of Kerala- Trigona Iridipennis

Did the bigger bees develop stinger or stingless bees lose their stinger??? How does it matter; stingless bees effectively defend their colony by trapping ants and other pest with propolis or plant resin, biting, even with humans they use propolis along with biting on eyelids and crawling inside the nose and ears.

Many people consume honey from normal bees regularly however they are not willing to keep them in their farm or garden because of the aggressive nature. For such people and farmers stingless honey bee is the best option. Stingless Beekeeping is know as “meliponiculture”. Only drawback is they produce less honey. On a average a bee colony can provide some where around 300 grams to 1 kg of honey in a year. This also depends on how big the colony is and nectar available locally. However some farmers have been able to get 2 to 3 kg from healthy colony.

Cheruthen(Stingless bees honey) is considered superior honey in Ayurvedic texts and other medical journals. It is mostly administered to kids for mild fever. This honey helps to reduce fever and treat many kind of infections. I don’t have a supporting document here. However I can guess why it has the ability to reduce fever(Stingless bees feed on thumba-poo which is antipyretic, anti fungal  anti-microbial etc. for more details on thumba read this Leucas aspera). There are many more medicinal plants that this bees feed. Not just in India. Africans, Australians, most part of tropical area and South Americans consider this honey as medicine.

tumbapoo – scientific name (Leucas.aspera)

Unique Manuka factor(UMF) is a term used for honey produced from manuka tree flowers which has high antimicrobial properties. Somehow I feel the honey collect from here in Kerala is superior to honey with the maximum UMF. Because there are a lot of medicinal herbs here in Kerala that this bees feed on.

Honey is not just used internally, it can be successfully used to heal a water oozing wound. It is largely because of the hydrogen peroxide, antifungal activity, rich in antioxidant, antimicrobial that helps heal a wound. If a wound is left untreated it oozes liquid, this happen sometime even after applying antibiotic ointments, when natural raw honey is applied there will be no sign of fluid and healing is much faster, I have tried it. It does a excellent work.

Cheruthen is considered medicinal because it collects nectar and pollen from small wild growing plants and trees, it is difficult for bigger bees to get inside smaller flowers. Bigger bees are mostly circulated in fruit orchards, where all sorts of chemicals and hormones are used for production. How can that honey be medicine or consumed???

Have been noticing these small bees like coco palm tree(theng) flowers. It has very less nectar but lots and lots of pollen. It reminds me in olden days people used scraping of tender coconut leaf which has a ashy coating for wound dressing. It has anti-microbial quality. Even virgin coconut oil has the same qualities. So pollen and nectar should definitely have the same qualities.

cheruthen eecha collecting pollen from thengen-poo

Stingless bees largely feed on coco palm, banana, guava, papaya, mango, tamarind, thumbapoo, Communist pachatouch-me-not plant(thottavadi), jackfruit tree, Tulsi (Holy Basil), kulir mavu, teak for honey, pollen and resin. Note in the forest it will have much more variety.

Benefit of keeping at-least one colony of stingless bees in your farm is you can extract honey anytime of the year, there will be always little honey.

Stingless bees store honey in small pots made of wax and propolis(resin extracted from tree buds and sap that flows from trees. It looks like bunch of grapes.

They consume and also feed very little honey for their young ones as compared to larger bees. They seal and preserve excess honey and start building new honey chamber if there is space. Even during non flowering season they are active and raising new ones. Unlike larger bees stingless bees lay eggs and store pollen and honey just once till they emerge as bees. In most cases more than 70 percent of bees with queen leave the colony for a new location if space is a constraint.

Major Difference between Stingless Bee Honey and Larger Bee Honey

  • Stingless bee honey is not overly sweet and has a pleasant taste and aroma. Larger bee honey is overly sweet.
  • Stingless bee honey is medicinal because of the flowers and trees it visits.
  • Stingless bees don’t mix pollen with honey. Most people who have seen the nest misunderstand that pollen is the hardened form of old honey. It will have a little honey pot here and there in the pollen storage bunch. Pollen will always be close to the entry of the bees colony. Larger bees mix honey and pollen together know as bee bread.
  • Stingless bees wax is not white or off white in color. It has a golden texture when melted and filtered. Raw form of wax may be dark brown, green, black in color depending on the local available tree resin.
  • Stingless bee honey has more water content as compared to larger bees. If not take care it will spoil in room temperature. Traditionally people added two or three white pepper seeds to preserve it.
  • Stingless bee’s honey is mostly in shades of amber color. Larger bees honey comes in many variety of colors.

How to Extract or Transfer Stingless Bee Colony

  • Before proceeding ahead word of caution. Never expose a colony during night. Everthing has to happen preferably during morning hours.
  • If you are transferring a bee colony from one place to another. This should happen during night after sunset by then all the bee would have settled in the hive.
  • If you are extracting honey or transferring the colony to a new hive. It is always good to used a clean plastic bottle with small ventilation to trap the bees from the entry by hitting at the back of the hive with your hands and placing the bottle mouth at the bee entry spot. Most of the attackers will come out immediately. Now just close the bottle lid and let them rest while you do your work.

This is how the inside of a Sting-less bees colony look like

  • This bees like hollow tree trunks and sealed cavities. So bamboo is the best substitute while transferring them to new location. Split open a Bamboo in two halves as shown in the below image.

Split Bamboo in center for making sting-less bee hive

  • Most of the bee colony is difficult to extract, their entry is always small, less than 1 cm. If you can break open. Make sure you get all the eggs and larvae in the box.
  • If you are unable to reach the colony. Use a flower pot and make a small opening at the bottom. Now you can attach the mud vessel to the entry binding it with cement and mud with some support for few days. Now apply the propolis(sticky stuff found on the entry of the colony/ check the below image) to the mud vessel opening. Bees recognize their colony with the smell of propolis at the entry. Now wait for a minimum of six months for the bees to transfer or build a new colony in the vessel.

Propolis from the existing colony attached to the new hive entry path

  • Don’t have patience then go a head and break open the colony and transfer the bees, honey, pollen, eggs and propolis. Make sure you keep the new colony near by the old one till sunset because many bees would be out for gathering honey and pollen. When it is dark you can transfer them to a new location.
  • New place has to be elevated from the ground. Keep away and watch out for ants. Hanging the hive on trees or other place using ropes also don’t work. Bigger and small ants are a big problem. Best option is keep the colony on a table and immerse the leg of the table in water(best way to keep ants away). Ideally I believe colony should be kept on this table for coming 2 to 3 months. By this time the colony would have established itself and the entry would be sealed which should keep ants and other pest away in future.

will post some time later on how to extract sting-less bee honey and multiplying the colony.

Image credit

http://photo.net/photodb/user?user_id=7465346

http://www.flickr.com/photos/ranjithsiji/

SOURCE: naturalfarmerskerala.com

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Meliponíneos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s