CARACTERÍSTICAS DO MEL, PRÓPOLIS, PÓLEM E CERA

 

CARACTERÍSTICAS DO MEL, PRÓPOLIS, PÓLEM E CERA

 

Mel


Através dos tempos, o mel sempre foi considerado um produto especial, utilizado pelo homem desde os tempos mais remotos. Evidências de seu uso pelo ser humano aparecem desde a Pré-história, com inúmeras referências em pinturas rupestres e em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma.
A utilização do mel na nutrição humana não deveria limitar-se apenas a sua característica adoçante, como excelente substituto do açúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substâncias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos de nosso corpo.

Mel é um Alimento ou Remédio?

 Apesar de muitos acreditarem que o mel serve apenas como remédio, este produto é um rico alimento que deve ser consumido sempre e não eventualmente. Para se ter uma idéia do valor nutritivo do mel, registre-se que uma colher de sopa corresponde ao valor individual nutritivo de 2 bananas; meia maçã; 2 laranjas; 150g de uva; 2 ovos e meio; 200ml de leite; 40g de queijo; 100g de nozes; 50g de pão; 100g de carne; 150g de peixe; 45g de cenoura; 300g de ervilha.

Mel Propriedades e Uso – Energia instantânea – primeiro e único adoçante natural.

 O néctar retirado das flores pelas abelhas é a matéria prima do mel. Elas coletam, transportam, adicionam enzimas, fermento, ácidos orgânicos, retiram a umidade e armazenam nos favos. O mel alem de ser uma fonte energética, é adoçante natural e contem minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, manganês0, vitaminas(C e complexo B) e proteínas. Alimento de absorção instantânea pelo organismo, pois seus açucares são queimados e transformados em calorias – combustível de que o organismo necessita para executar um simples piscar de olhos até uma maratona.

Uso 
Puro ou como adoçante, o mel é simples e bom para o equilíbrio do organismo. Tem propriedade expectorante, antibacterianas, fungicidas, estéticas, combate inflamações das vias áreas superiores atacadas por vírus da gripe do resfriado, rouquidão, tosse seca, dores de garganta ; fortalece a flora intestinal; largamente empregado na produção da industria alimentícia farmacêutica, e cosmética.

Mel cristaliza?

Está ai e uma grande duvida das pessoas: cristalizou o mel não e puro. Esta frase e antiga e automática, porem e falsa. Trata-se daquelas inverdades que dão repetidas ao longo do tempo, passam a parecer verdade e absolutas. Portanto saiba–se que o MEL PURO CRISTALIZA SIM, é um processo natural e até desejável.
Por que acontece isso? O mel é uma substância adocicada proveniente do néctar das flores; sendo esta a principal fonte de produção utilizada pelas abelhas, onde coletam, transportam, combinam elementos específicos e armazenando em favos .A cristalização consiste no processo de condensação de glicose ou seja a aglutinação de suas partículas se transformam em cristais.
O mel tende cristalizar- se com o tempo condição relacionada a composição de química de néctar fatos climáticos e armazenagem.
O mel cristalizado mantém todas as propriedades nutricionais e energéticas também permanecem o sabor e aroma do mel liquido. E pratico usá-lo pois sua consistência pastosa não escorre facilitando o consumo das crianças pessoas acamadas ou idosas .Tão logo colocando na boca seus cristais dissolvem – se facilmente . Quando se habitua usar mel cristalizado, certamente sua preferência vai recair sobre ele, inclusive e mais fácil aplicá-lo em pães, biscoitos, sanduíches, canapés, etc.
Em razão da cristalização natural do mel, recomenda-se aquisição deste produto envasado em pacotes de boca larga a fim de facilitar o manuseio: vasilhame tipo litro ou garrafa deve ser evitado uma vez que esse recipiente e reciclável e coletado quase sempre em locais impróprios, portanto fonte que não oferece segurança quanto sua higienização, além de dificultar a retirada do mel cristalizado.
A composição de cor densidade o aroma e sabor destes excelentes produtos variam conforme espécie de abelha, o tipo de flor região umidade clima solo e outros fatores. Por ser dedicado e sensível o mel deve ser manipulado transportado e armazenado com cuidados especiais para que mantenha sua altíssima qualidade. Por estas razoes e importante que as pessoas tenham segurança ao adquiri-lo preferindo sempre uma fonte de que seja confiável.
Os cristais do mel passam ao estado liquido quando colocado em banho- Maria a uma temperatura de 45 C, porem ele perde parte de suas propriedades.
Por fim, mel cristalizado é saudável.

Própolis Propriedades e Uso

Antibiótico natural, bactericida e analgésico
Substância resinosa coletada pelas abelhas de vegetais e utilizada por elas para fechar orifícios, soldar, envernizar e esterilizar internamente a colméia, também é usada para embalsamar cadáveres de predadores intrusos que não possam ser retirados.
A composição da própolis é formada de flavonóides, resinas balsâmicas (55%), cera (30%) pólen, gorduras, ácidos, ferro, cobre, manganês, zinco e vitaminas.
Uso
Tem atuação antibiótica, bactericida, analgésica cicatrizante (regeneração de tecidos orgânicos). Devido estas qualidades atua nos casos de infecções dentarias e cutâneas como cortes, úlceras, queimaduras, furúnculos, faringite, rinite, bronquite. Outras aplicações cosméticas, fabricação de vernizes, impermeabilizante e conservante de alimentos.

Pólen Propriedades e Uso

Fortalecedor da saúde física e mental
Grãos colhidos das flores, enriquecidos com substâncias salivares e enzimáticas, é transportado pelas abelhas na forma de bolotas e armazenados em “potes”. O pólen é altamente protéico, chegando a conter cinco vezes mais proteínas que a carne, ovos e leite. Contem todos os aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo e indispensáveis aos seres vivos), lipídios ácidos graxos, sais minerais, vitaminas C, D, E, F, K e especialmente as do complexo B.
Uso
Estados depressivos, fadiga, insônia, anemia, perda de energia, favorece a circulação arterial e venosa, descongestionante do fígado e da próstata, ação diurética ( melhora a atividade dos rins), bexiga, miocárdio, auxilia no desenvolvimento e crescimento de crianças, atua nas anomalia da próstata (câncer), proteção dos tecidos cerebrais (melhorando o raciocínio e prevenindo a senilidade). É indicado para crianças, adultos, atletas, gestantes e convalescentes como suplemento nutricional.

Cera Propriedades e Uso
Cicatrizante e embelezadora
É um produto oriundo do organismo das abelhas, através de glândulas cerígenas. Na colméia é largamente empregada na construção dos potes onde serão armazenados o mel, pólen e nos discos de crias. É composta de substancias variadas ésteres, gordura, ceroleína e vitaminas.
Uso 
Terapêutica e estética sob a forma de pomada e cremes. Sendo empregada na indústria de componentes eletrônicos, química, calçadista, farmacêutica e de cosmética (batons hidratantes, cera depilatória). Também empregada na produção de velas, lustração de moveis, instrumentos musicais e veículos, nas artes plásticas (encáustica).

Fonte: ACAIC

Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Cuide bem da Saúde, Meliponíneos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s