CURSO DE MELIPONICULTURA – 25 A 28 DE FEVEREIRO DE 2014

 

CURSO DE MELIPONICULTURA – 25 A 28 DE FEVEREIRO DE 2014

 

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA promove curso de Abelhas Nativas sem Ferrão, são 32 horas de conteúdo sobre a Meliponicultura, denominação dada à atividade, o qual abordará a diferença entre a Apis melífera e a Meliponidae; sua distribuição geográfica, tipos de ninho, estrutura das colônias de meliponídeos, técnicas de captura, transferência e divisão de colônias, instalação de meliponários, predadores das ASF, os produtos, funções e o aproveitamento do mel e demais produtos das abelhas, entre outros aspectos.

 

Com o objetivo de capacitar os interessados em aprofundar seus conhecimentos nesse tema, o CPRA em parceria com o SENAR-PR, oferece o Curso de Criação Racional de Abelhas Sem Ferrão.

 

A Criação Racional de Abelhas Nativa sem Ferrão constitui-se em uma eficiente atitude para resgatarmos e preservarmos estas espécies, responsáveis direta ou indiretamente pela polinização de 65% dos vegetais consumidos pela espécie humana.

 

Importante também ressaltar a potencialidade que esta atividade representa para as propriedades de agricultura familiar de base agroecológica, pois é mais uma alternativa de agregação ou obtenção de renda em perfeita consonância com o uso racional e sustentável de recursos naturais, compatível com quaisquer outras atividades produtivas, turismo rural e educação ambiental.

 

A meliponicultura é a Criação Racional de Abelhas Nativas sem Ferrão, e diferentemente da apicultura, pode ser desenvolvida em propriedades situadas em regiões de maior concentração populacional, próximo às residências e até de centros urbanos, desde que existam remanescentes de matas ou espécies florísticas como fonte de alimento para as abelhas.

 

Está sendo divulgado este curso para que os agricultores, professores, estudantes, ambientalistas, simpatizantes, enfim, a todas as pessoas dispostas a contribuir na preservação desta espécie polinizadora possam ter conhecimentos básicos para iniciar uma criação de meliponíneos, cuja atividade também pode representar fonte de renda, tendo em vista o valor nutricional e medicinal do mel que produz.

A primeira edição do curso em 2014 será entre os dias 25 a 28 de fevereiro de 2014, das 08h00 às 17h00 aqui na sede do CPRA, situado a Estrada da Graciosa, 6960 – Parque das Nascentes – Pinhais (ao lado do antigo Parque de Exposições Castello Branco),

Aos interessados que necessitem pernoite sugerimos consultar o Centro de Treinamento da UFPR, pelo fone (41) 3301 8912.

Não há taxa de inscrição e para participar é necessário ser maior de 18 anos, sendo o certificado expedido pelo SENAR-PR. 

Faça sua inscrição enviando um e-mail para: capacitacao@cpra.pr.gov.br informando o interesse no curso, as vagas são limitadas.

 
Anúncios

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
Esse post foi publicado em Meliponíneos e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s