SEMENTES DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS

SEMENTES DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS

La semilla de chía: Propiedades, beneficios y usos

Definitivamente sementes de Chia são um superalimento. Há duas plantas conhecidas como chia, as duas espécies são nativas da América Central. Atualmente, apenas Austrália e Bolívia têm certificado culturas e em grande escala e alta % em Omega 3 produções.

É uma semente bem conhecido que já foi consumido como alimento pelos astecas, para aumentar a resistência. Ele é uma fonte natural de Omega-3 ácidos gordos, fibras e proteínas, bem como outros componentes nutricionais antioxidantes importantes.

Além disso, a semente de chia é também um potencial para a indústria alimentar, em primeiro lugar para enriquecer pães, bolos e barras de cereais; a produção de hidrolisados ​​de proteínas, na produção de maionese com adição de Chia, e outros produtos.

A chia é estudada e seu potencial é enorme e, de certa forma, ainda desconhecida na cozinha do mundo.

Propriedades e benefícios de sementes de chia.

As propriedades benéficas de sementes de chia eram conhecidos civilizações pré-colombianas. Junto com milho, feijão e amaranto foram o grampo dos maias e astecas.

A chia é considerado um alimento funcional com abundância para satisfazer a fome, mantém uma grande quantidade de água, aumentando para 20 vezes o seu volume causando saciedade porque enche o estômago.

O Chia é rica em Omega 3, cálcio, magnésio, manganês e fósforo, proteína, fibra e antioxidantes.

O teor de cálcio faz com sementes de chia é uma das principais fontes vegetais deste mineral, com sementes de gergelim. Sementes de chia tem um teor de cálcio de 600 mg por porção de 100 gramas. Considera-se leite de cinco vezes superior. Chia contém Omega-3, 20% do seu peso, uma característica que o torna semelhante a semente de linho e óleo de semente de linho. 100 gramas de sementes de chia são cerca de 20 gramas de Omega 3, uma característica que torna Chia como a mais rica fonte vegetal de ácidos graxos essenciais.

Sementes de Chia

Vencedor em nutrientes.

  • Chia tem um teor de vitamina C interessante, 5,4 miligramas por 100 gramas, 7 vezes maior do que as laranjas.
  • O seu teor de potássio (809,15 mg por 100 g) é 2 vezes maior do que bananas.
  • A presença de ferro (9,9 miligramas por 100 gramas) é de 3 vezes mais do que no espinafre.
  • E não é subestimar a presença no chia de outros minerais, tais como selénio, magnésio e zinco, em adição ao seu teor de provitamina, vitaminas E, B6 e niacinatodavía, riboflavina e tiamina.
  • Chia são naturalmente ricos em aminoácidos necessários para a formação de proteínas no corpo, entre os quais podemos encontrar metionina, cisteína e lisina (excepto taurina) e antioxidantes, que estão presentes no seu interior uma quantidade maior do que 4 vezes ocorrendo em mirtilos.

Benefícios de sementes de chia.

  • Eles são eficazes em controlar os níveis de açúcar no sangue, ajudando a reduzir o ganho de peso.
  • Eles também são considerados benéficos para problemas cardiovasculares, por sua prevenção. A quantidade de aminoácidos, vitaminas e minerais ajuda a dar corpo grande de energia.
  • Pessoas que sofrem de pressão arterial elevada benefício obtido pela adição de sementes de chia para a sua dieta, uma vez que contribuem para a regulação dos níveis de pressão arterial.
  • Sementes de chia são adequados para as pessoas que querem perder peso, porque além de causar a sensação de saciedade, também fornecem nutrientes essenciais e energia sem consumir grandes quantidades de alimentos.
  • Eles também são benéficos para níveis dietas de controle de colesterol no sangue. Estas sementes não contêm glúten.
  • Em termos de calorias, sementes de chia contém 70 calorias por 15 gramas. Sementes de chia não contêm colesterol ou açúcares simples.

Como usar e armazenar.

Sementes de chia são muito pequenas, fresco e com um sabor muito suave e nada desagradável.para cereais de pequeno almoço pode ser adicionada, juntamente com outras sementes, como girassol ou sementes de abóbora, ou comer separadamente, eles são um lanche saudável e nutritiva. Ao contrário de sementes de linho, sementes de chia não são danificados e pode ser armazenado durante anos na copa em um recipiente de vidro hermeticamente fechado.

Você pode comer sementes de chia-primas como um suplemento ou usado como um condimento para saladas, massas, arroz, milho, quinoa, feijão e outros grãos. Você também pode adicionar sementes de chia em smoothies vegetais ou frutas, ou como elemento decorativo, mas nutritivo, assado, adicionado a Marmite barrar, molhos feitos com vegetais frescos, tais como tomates, cenouras e pimentas.

É também um excelente complemento para os bolos de caramelo ou cookies. É ótimo para adicionar sementes de chia compotas de fruta cozida, especialmente maçãs ou peras ou apresentação de sopas verde e creme com produtos hortícolas ou cogumelos.

Onde comprar?

Sementes de chia pode ser encontrado em lojas de alimentos saudáveis, alimentos orgânicos e naturais, bem como algumas redes de supermercados.

Como consumir?

É aconselhável consumir, no máximo, 15 gramas de sementes de chia um dia.

Fonte: Ecoinventos

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, de bem com a vida, feliz por trabalhar com prazer
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