TARTARUGA DO PANTANAL

TARTARUGA DO PANTANAL

Este slideshow necessita de JavaScript.

A tartaruga- do- pantanal nada mais é do que uma tartaruga como as outras, porém seu diferencial está no fato que ela vive na água doce.
Essa água é encontrada na Argentina, na Bolívia, no Brasil e no Paraguai, portanto são nesses lugares que encontramos a tartaruga- do- pantanal.
Nomes científicos da Tartaruga-do-Pantanal
O nome científico deste animal é Acanthochelys Macrocephala, é uma espécie de cágado, também é considera um Quelônio, é predominante da América do sul, porém está apenas em alguns países específicos (Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai).

O cágado é predominantemente pertencente ao reino Aminalia, super classe Tetrápodos, Ordem Pleurodira, super ordem Quelônios, Família Chelidae, filo Cordata, subfilo Vertebrata, Classe Reptalia, sub classe Anapsida.
Como é o habitat desta espécie? E como se reproduzem?

Essa espécie vive em pântanos, rios de fluxo mais lente, ou na água doce mesmo, também é possível encontrar algumas espécies na terra (na época de reprodução).

Os Acanthochelys Macrocephala esperam a estação chuvosa, normalmente nos meses de abril e maio (nesse período as chuvas estão terminado e o volume de água dos rios começa a diminuir) para reproduzirem. Seus filhotes nascem no período mais quente (entre dezembro e março).

É ai que as tartarugas saem dos pântanos e vão para a terra, pois querem construir seus ninhos, esses “ninhos” são construídos longe da água, os Acanthochelys Macrocephala tem muito cuidado com o local onde irão nascer seus filhotes (e procriar), e os fatores do meio ambiente influenciam na escolha.

Essa espécie coloca aproximadamente quatro a oito ovos por vez e o período de incubação dura aproximadamente sete meses. Os ovos são arredondados, brancos e de casca dura, quando os filhotes nascem apresentam manchas laranja e vermelha na carapaça e na cabeça e pescoço, esses filhotes das tartarugas- do- pantanal medem menos de cinco centímetros.

O comprimento de uma tartaruga- do- pantanal quando adulta é de vinte e quatro centímetros aproximadamente, sua “casca” (carapaça) é ampla e oval, porém é alongada e moderadamente profunda.

A cor da carapaça da Acanthochelys Macrocephala é marrom bem escuro, porém algumas apresentam um marrom mais claro, mas é raro de acontecer. A cabeça deste animal é de cor amarela com machas laranjas, uma curiosidade é que as fêmeas têm a cabeça maior que os machos.
Como é a alimentação deste animal?

Como é predominante de água doce, come o que é facilmente encontrado, como: plantas, caracóis, peixes pequenos, insetos, vermes e algumas plantas do pântano.
Existe risco de extinção para as Tartarugas-do-Pantanal?

Sim, as tartarugas-do-pantanal não estão consideradas como fora de risco, sua espécie pode ser ameaçada pelo homem, ela está vulnerável, porém ainda não possui maiores e preocupantes riscos até o momento.

Luiziane Acunha

Sobre Junior

Cristão, amante da Natureza, feliz.
Esse post foi publicado em Histórias de Tartarugas, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário